quarta-feira, 8 de maio de 2013

ǠàO

A Fonte de todo Chamado é Deus: é Ele quem chama e age no coração do homem interpelando-o a participar do Seu plano de salvação para a humanidade. É Ele quem insere o homem na sua própria vida fazendo-o responsável na construção do seu projeto de amor e comunhão para o mundo; não se pode compreender o chamado fora do plano da salvação de Deus e de sua maneira de realizá-lo na história.

O mundo que Deus pensou e criou, era um mundo bonito, de harmonia, de justiça e de trabalho. Um mundo em que o homem era feliz...
O ser humano se desviou desse Plano de Deus. E, para reconstruir este mundo estragado com ódio, guerras, desrespeito à natureza, brigas, roubos, mortes, bebedeiras, drogas, assaltos e muitas outras coisas erradas... Deus contou com vários profetas para conduzir o seu povo, mas de modo particular com se Filho, Jesus Cristo, que se despojou de si mesmo, descendo a esta terra, nascendo de uma Mulher. E hoje, conta com a nossa participação e colaboração. Deus é fiel. E no seu amor, jamais abandona o ser humano, para o Plano de seu amor seja continuamente lembrado.
Apresenta o convite, chama homens e mulheres ao longo da história, e lhes confia uma missão especial: realizar a fraternidade e a justiça entre os homens.
A Sagrada Escritura nos conta a História da Salvação. Nesta História de Amor é que sentimos Deus chamando as pessoas para lhes confiar uma missão:
  • Abraão - Gn. 12,1-3.
  • Moisés - Is. 6,8-9; Jer. 1,5-8.
  • João Batista - Mt. 3,1-12.
  • Maria - Lc. 1,26-38.
E eu quero e tenho esse desejo de seguir Jesus, conforme a vontade de Deus?

Com a vinda de Jesus, renasceu a Esperança e a Vida no mundo e no coração das pessoas. E assim Deus continua nos chamando!

Os homens e mulheres, através da história, nunca andaram sozinhos. Deus sempre esteve com eles. 

E eu, quando sinto mais forte a presença de Deus em minha vida?

Deus chama cada um à fé, a incorporar-se no Povo de Deus, mediante o "Batismo, fonte de todas as vocações".  Uns o fazem como Bispos, Padre e Diáconos, outros como Leigos - casados ou solteiros e outros ainda pela Vida Consagrada, como: Irmã Religiosa.
Todos nós batizados, somos responsáveis na missão e na vida da Igreja, para evangelizar o mundo.

Perante as necessidades do mundo e do chamado que o Senhor me faz, que resposta vou dar-Lhe? 

Esta é uma certeza: "Deus continua chamando". "Cuidai para não deixar passar a graça de Deus em vão". - Hb. 12,15. 
É preciso estar atento (a) para ouvir o chamado, dar resposta, vencer as exigências e ter a coragem do desafio para a missão!


Textos iluminativos para a Oração Pessoal:
  • Gn 12, 1-3 - "Deixa teus pais e tua casa e vai para o país que te mostrarei".
  • Jr 1,5-8 - "... Eu te conheci; antes que saísses do ventre da tua mãe, Eu te consagrei".
  • Mt 3, 1-12 - "Este é o meu Filho muito amado, em quem me comprazo".
  • Lc 1,26-38 - "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

Esta postagem foi feita a partir de textos vocacionais do  
  Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.













Nenhum comentário:

Postar um comentário